Campeonato Nacional de Kitesurf da APKite - Praia do Cabedelo
Friday, 03 August 2012 14:47

Nos dias 7 e 8 de Julho a Praia do Cabedelo, em Viana do Castelo recebeu a etapa inaugural do Campeonato Nacional de Kitesurf da APKite.

Com a co-organização da Viana Locals, esta etapa reunia competição nas disciplinas de Race e Ondas. Apesar de um primeiro dia sem vento, foi possível no dia 8 determinar vencedores em ambas.

 No domingo, com vento na casa dos 25-30 nós, competição deu início pelas 13h, tendo sido realizadas 2 regatas (tanto para a classe oficial como para a classe open/fun). A disputa entre os atletas foi grande, com os primeiros lugares muito discutidos a resultar em chegadas muito próximas e discutidas até ao final.

Foi intenção da organização do CNK'12, aproximar o Race a um número cada vez maior de praticantes, mesmo aos que não disponham de meios e equipamento mais avançados para competir num patamar profissional. E assim nasceu a classe Open/Fun, que se vai repetir em todas as etapas do Nacional. Em Viana do Castelo, os participantes nesta classe competiram num percurso mais rápido e curto, permitindo claramente ainda mais animação no evento e um maior número de riders dentro de água.

As ondas de cerca de 1m e o vento forte característico das praias de Viana do castelo determinaram decisão em dar início à prova de Ondas perto das 16h. Com 13 atletas em prova, as baterias foram extremamente disputadas, especialmente na final, onde os atletas acabaram com pontuações muito próximas.

 

Assim os resultados finais:

Ondas Masculino

1º lugar - João Stopani

2º lugar - Bruno Melo

3º lugar - Gonçalo Gomes

 

Ondas Feminino

1º lugar - Inês Correia

 

Race Sénior Masculino

1º lugar - Adriano Álvaro Coutinho

2º lugar - Adriano Vinheiras Coutinho

3º lugar - João Fontaínhas

 

Race Feminino

1º lugar - Carolina Melo

2º lugar - Joana Melo

 

Race Júnior

1º lugar - Adriano Vinheiras Coutinho

2º lugar - Afonso Paes Fernandes

 

O Campeonato Nacional de Kitesurf segue agora para a Murtosa, onde nos próximos dias 14 e 15 de Julho se disputarão provas nas disciplinas de Race e Freestyle.

 

A APKite quer agradecer a todos os que estiveram presentes nestes dias de prova, aos colaboradores e em especial ao Co-organizador Viana Locals pela excelente recepção que fez a esta etapa do CNK.

 

Gracias! 

 
Calendário CNK'12 APKITE
Thursday, 12 April 2012 15:59


Pelo 9º ano consecutivo a APKite vai levar às praias portuguesas o Campeonato Nacional de Kitesurf, nas 3 disciplinas habituais: Race, Freestyle e Ondas.

Este ano, 4 etapas marcam a competição nacional, com passagem por Viana do Castelo, Murtosa, Costa da Caparica e Nazaré. Tal como em anos anteriores, em 2012 a APKite manteve o seu objectivo de co-organizar os eventos com a ajuda das entidades locais: Clubes, Escolas ou pessoas singulares. A experiência de anos anteriores leva a que este ano se mantenha a concentração de esforços, com a manutenção de datas fixas.

Assegurar a continuidade de provas na disciplina de ondas, foi uma aposta da APKITE que em 2010 "reacendeu" a vontade e a motivação para a realização de provas oficiais nesta disciplina, com a realização da Taça Nacional de Kitesurf, realizada no Guincho. É, portanto, com  muita satisfação, que em 2012, duas organizações reforçam  essa aposta, permitindo a realização de duas etapas do CNK. A disciplina de Race, (a que mais tem crescido em termos de atletas inscritos) disputa-se num Campeonato Nacional com três etapas. A discussão do título em Freestyle volta em força este ano, com a realização de 3 etapas, de norte a sul do País (Murtosa, Costa da Caparica e Lagos).
Os Campeões de 2011 vão lutar para manter a posição cimeira nos rankings e espera-se grande adesão dos atletas, com a apresentação de novas caras no cenário competitivo nacional.

Todas as informações sobre cada uma das etapas serão disponibilizadas oportunamente pela APKITE e por outros meios da responsabilidade dos co-Organizadores.

Viana do Castelo (Ondas e Race) - 15, 16 e 17 de Junho (Viana Locals)
Lagos (Race e Freestyle) – 30 de Junho e 1 Julho  (Clube Naval de Lagos /WindSurf Point)
Murtosa (Race e Freestyle) - 14 e 15 Julho (Clube Nortada Aventura)
Nova Vaga - Costa da Caparica (Race e Freestyle) – 4 e 5 Agosto (Clube de Kitesurf da Costa da Caparica)
Yourmood Kitecup Nazaré - (Ondas) - 18 a 26 de Agosto. (Yourmood / Câmara Municipal da Nazaré)

Paralelamente, são também apresentados os eventos próximos que contarão com o apoio APKITE.
Meira Festival - 28 e 29 de Abril - Lagoa de Albufeira, Sesimbra
KSP World Tour - 1 a 10 Junho - Praia do Guincho, Cascais
Festival EcoMotions -  28 e 29 Julho (a confirmar) – Esposende

Este ano o circuito nacional de provas APKITE conta com a cobertura media oficial de: Zona Radical, Conquilha, Portal Aventuras, Kitemovement, TAK.

 
Campeonato Ibérico 2012
Friday, 03 February 2012 00:34
Tal como no ano passado, o CIMAV (Clube Internacional da Marina de Vilamoura) quer acolher todos os praticantes de Kitesurf para que dêm mais animação e cor à praia de Vilamoura, durante o Torneio do Carnaval que já organizam há 38 anos.

Na edição anterior foi apenas feita uma prova amadora que reuniu cerca de 30 praticantes que durante um fim-de-semana se divertiram e conviveram nesta altura festiva. Para 2012, o CIMAV vai dar ainda mais apoio a esta vertente, querendo atrair mais participantes que se queiram vir divertir e apanhar bom tempo e vento pelo Algarve: serão feitas provas de Hangtime, "Speed Race" ou Downwind, consoante as condições do vento.

Mas quer também, segundo a nossa recomendação, organizar o 1º Campeonato Ibérico de Kitesurf. A ideia deste campeonato já vem sido discutida e desenvolvida há muito tempo entre a APKite e a AKE (Asociación Española de Kiteboarding), com o intuito de promover as boas relações entre os dois países. Achamos que será benéfico para todos travar conhecimentos, trocar ideias, discutir tácticas, dentro da disciplina de Race que tanto tem vindo a sofrer uma grande evolução nos últimos anos. Importantíssimo será para os atletas Portugueses e Espanhóis que queiram desenvolver cada vez mais os seus conhecimentos dentro desta vertente mais profissional e técnica. Assim, haverá 3 categorias fora da parte amadora: Open, Pranchas de Produção e Twin Tip.

Relembramos que para participar na prova oficial é necessário obter a Licença Desportiva pela FPVela, enquanto que a prova amadora exige apenas a inscrição do Evento, não havendo necessidade de obter a Licença Desportiva.

Consultar o anuncio de regata na página do CIMAV

Boletim de Inscrição para o 38º Torneio de Vela do Carnaval.
Download da versão PDF através do Link :

https://docs.google.com/open?id=0B8kolncaTsG0Y2U2NGVmMGYtZjNhZC00ZWQzLThlMTEtMThlN2M3NWIyM2Iw

 

Inscreve-te já. Numero limitado de Participantes. 

Para mais informações contacte  This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it  ou  This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it
 
 
Bons ventos
 
Associação Alcochete Aktivo
Monday, 16 January 2012 21:35

 

 

 

logo_AAA.JPG 

A Associação Alcochete Aktivo, (Associação sem fins lucrativos) nasceu no dia 15 de Julho de 2011 em Alcochete, após a decisão resultante de uma reunião com 22 praticantes de Kitesurf da praia dos moinhos em Alcochete.    

A Associação Alcochete Aktivo tem como objectivo primário a promoção da prática de desportos em contacto com o ar livre (Kitesurf, kite Buggy, Mountain board, Canoagem, Btt e Caminhadas).

A promoção destes desportos está geograficamente inserida no concelho de Alcochete, especialmente na Praia dos Moinhos, sendo um dos lemas da Associação promover a vila de Alcochete aquando de encontros e eventos distritais, nacionais bem como internacionais.

A dinâmica da promoção desportiva da Associação Alcochete Aktivo assenta essencialmente nas pessoas portadoras de deficiências e jovens socialmente desfavorecidos.   

  Associação Alcochete Aktivo - Brochura Associação Alcochete Aktivo - Brochura
 
Balanço Final 2011
Tuesday, 22 November 2011 22:18

A época competitiva de 2011 terminou no passado fim-de-semana de 20 e 21 de Agosto, na Costa da Caparica, na bem conhecida Kitebeach da zona de Lisboa, a Praia da Nova Vaga.

As condições foram atípicas de um fim-de-semana normal de Agosto, com chuva e vento muito inconstante que afastou muito público da praia mas não demoveu atletas de todo o país de participarem no evento.
k800.jpg


Num mês em que o vento nos habituou no passado a provas com boas condições para o kitesurf, a prova da Nova Vaga (que reunia em dois dias as provas correspondentes à 3ª e final etapa do Campeonato Nacional Race 2010 e também a 2ª e final etapa do Campeonato Nacional de Freestyle), acabou por ter pouco vento no sábado para apenas completar uma regata e vento suficiente no Domingo para completar mais 3 regatas e iniciar a prova de Freestyle, que acabou por não ser concluída devido ao vento fraco que se começou a sentir.

Paulino Pereira (Team Rider Royal | Boarder Club Portugal), depois de no ano de 2009 e 2010 ter levado para casa o título de Campeão Nacional Race, volta a vencer em 2011 e mantem o título pelo 3º ano consecutivo. Visto que não houve condições para terminar o último heat da prova de Freestyle, 2 atletas ficam empatados na primeira posição do Nacional de Freestyle: Paulino Pereira e Danilo Nacarato (Slingshot | Aboards | João Fontainhas)

Já o Campeonato Nacional de Kitesurf Ondas poderia ter sido mais feliz com as condições. Na 1ª etapa na Praia do Cabedelo em Viana do Castelo ainda se fez sentir bom vento e ondas, mas já a 2ª e última em Santa Cruz foi infeliz com o vento, insuficiente para realizar a competição. Sagrou-se Campeão Nacional André Nery (Quiksilver).

O Campeonato de Race, que contou com 3 etapas (em co-Organização FPKite-APD e Viana Locals - Viana do Castelo, Clube Nortada Aventura - Murtosa, e Clube de Kitesurf da Costa da Caparica – Nova Vaga) - foi também ele um sucesso, com a adesão de atletas nas várias categorias apurando vencedores em todas:

Senior Geral: Paulino Pereira (Team Rider Royal | Boarder Club Portugal)
Senior Feminino: Joana Melo (Clube Nortada Aventura)
Veterano: Adriano Coutinho (Clube Nortada Aventura)
Junior: Adriano Vinheiras Coutinho (Clube Nortada Aventura, Underwave, Gin Kites)
Twin Tip: Pedro Pires de Lima (Velas Pires de Lima)

Pelas palavras da FPKite:
"O apoio incansável das comunidades locais e dos co-organizadores de cada etapa tornaram possível a realização deste Campeonato Nacional de Kitesurf da melhor forma possível face à falta de apoios / patrocinadores para as provas oficiais. O facto positivo é que com a continuidade do sentimento de comunidade a trabalhar em conjunto para objectivos comuns, a modalidade tem tudo para continuar a crescer no nosso país."

 
<< Start < Prev 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Next > End >>

Page 3 of 33