Assembleia Geral FPKite-APD a 19 de Fevereiro
Monday, 14 February 2011 14:46
news_convocatoria.jpgSegundo os Estatutos da Federação Portuguesa de Kite - APD, convoca-se a Assembleia Geral Ordinária para reunir no dia 19 de Fevereiro de 2011, pelas 20:00 horas em primeira convocatória e meia hora depois com qualquer número de associados, nas instalações do Clube de Vela do Barreiro, com a seguinte ordem de trabalhos:

1. Apresentação e aprovação do Balanço de 2010
2. Futuro da FPKite e possível inclusão do Kitesurf como Associação de
Classe da FPVela
3. Discussão da situação da KiteBeach da Nova Vaga, com a sugestão e
apresentação de soluções.

Localização AG:
Clube de Vela do Barreiro
Avenida Bento Gonçalves, Praia Norte
2830-304 Barreiro
www.cvbarreiro.com
Tel. +351 212 071 094

Para mais informações: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it
 
Campanha Olímpica - Kitesurf no Rio em 2016?
Monday, 14 February 2011 14:43
news_olimpica_header.jpgReconhecida pela ISAF - International Sailing Federation como a entidade internacional da classe kitesurf, a Associação Internacional de Kitesurf (IKA) tem vindo a promover uma campanha para incluir a modalidade nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
 
Com o Rio de Janeiro escolhido como sede das Olimpíadas de 2016 aumentam as possibilidades de as regatas de kite serem disputadas na baía de Guanabara. Como as regatas podem ser realizadas com grande proximidade ao público, vários argumentos tem vindo a ganhar peso junto da ISAF (orgão máximo da vela mundial) para a presença do Kitesurf nos JO do Rio:
- O Kitesurf está de acordo com a estratégia do IOC (International Olympic Committee)
- O Kitesurf detém a melhor performance entre as classes de vela
- O Kitesurf oferece iguais oportunidades a todos os atletas
- O Kitesurf é, em termos de material, fácil de transportar e guardar
- O Kitesurf atrai naturalmente os media pela sua espectacularidade
- O Kitesurf levará a prova os melhores atletas internacionais
- A Campanha Olímpica é apoiada pelas maiores marcas de kitesurf, indicando a envolvência da comunidade
- O Kitesurf é a grande chance de tornar a Vela Olímpica atrativa novamente
 
A campanha conta com o apoio de diversas personalidades, entre elas Sir Richard Branson (GBR), presidente do Virgin Group, Kristin Boese (GER), 9 vezes campeã mundial de kitesurf, Neil Pryde (NZL), o actual líder do Ranking Mundial KiteRacing Bruno Sroka (FRA), entre outros.

Para o Comitê Olímpico Internacional as classes olímpicas devem atrair os jovens, e o kitesurf, além de ser uma modalidade financeiramente acessível, conta com muitos praticantes jovens e do sexo feminino. Ou seja, perfeito para fazer parte dos Jogos Olímpicos.
“O kitesurf é visualmente excitante e atrativo para pessoas jovens. Pratica-se em todo o mundo e será uma forma natural de trazer jovens, acção, cor e popularidade de volta à Vela Olímpica” - Markus Schwendtner.
 
Estão a ser divulgados uma série de filmes que suportam esta Campanha Olímpica, e podemos desde já ver 3 vídeo-episódios deste movimento:

Kiteboarding Olympic Campaign Episode 1

Kiteboarding Olympic Campaign Episode 2

Kiteboarding Olympic Campaign Episode 3
 
Competição Oficial de Kitesurf 2011
Monday, 14 February 2011 14:40
news_fpkite11_2.jpgTal como no ano de 2010, este ano a FPKite manterá o seu objectivo de co-organizar os seus eventos com a ajuda das entidades locais: Clubes, Escolas ou pessoas singulares, sem recurso ao sistema de standing.

Para os eventos de 2011 a FPKite-APD abre um concurso, público, a todos os interessados em organizar algumas das etapas do nacional ou evento FPKite em particular.
A entidade interessada em Co-organizar um evento no local e datas especificados, terá de preencher os requisitos obrigatórios indicados nos cadernos de encargos das diferentes disciplinas, e apresentar a sua proposta dentro dos moldes e timings estipulados nos mesmos.

Em relação ao Campeonato de 2010, o de 2011 virá com algumas alterações:
- As etapas podem decorrer em qualquer ponto ou região do país.
- Possibilidade de organizar uma disciplina, ou duas em simultâneo, por evento. Eventos com 2 disciplinas podem ter 3dias de duração, e terão sempre prioridade sobre outras propostas.

De forma a beneficiar o associativismo, fundamental para o desenvolvimento do desporto, será dada prioridade neste processo de consulta aos Clubes e Associações, de seguida às Escolas locais e então depois aos particulares/pessoas singulares. Mas este factor só será tido em conta quando os concorrentes se apresentarem em pé de igualdade quanto às condições definidas no caderno de encargos; um clube não terá prioridade se oferecer menos condições que uma empresa. Os eventos deverão ocorrer entre Março 2011 e Novembro de 2011.

Os interessados em Co-Organizar uma prova oficial dentro do calendário apresentado devem consultar os Cadernos de Encargos disponibilizados na zona COMPETIÇÃO .
 
O final da época competitiva 2010
Monday, 14 February 2011 14:30

A época competitiva terminou no passado fim de semana de 14 e 15 de Agosto, na Costa da Caparica, na bem conhecida Kitebeach da zona de Lisboa, a Praia da Nova Vaga. 
 
Num mês em que o vento nos habituou no passado a provas com boas condições para o kitesurf, o Nova Vaga Weekend (que reunia em dois dias as provas correspondentes à 3ª e final etapa do Campeonato Nacional Race 2010 e também a Taça Nacional de Freestyle), acabou por ter apenas o sábado com riders dentro de água para as 4 regatas realizadas com vento a rondar os 12 nós. Assim, não tendo sido realizada no domingo a competição marcada para o Freestyle, o ano de 2010 não sagra campeão nesta disciplina.
 
Esta última etapa do CNK Race manteve a tradição das restantes etapas, , tendo sido no entanto a etapa com menos atletas inscritos - as anteriores etapas foram disputadas em Viana do Castelo e na Murtosa com maior adesão da comunidade. 
 
Paulino Pereira (Team Rider Royal | Boarder Club Portugal | WindSpirit | Mystic), depois de no ano de 2009 ter levado para casa os títulos de Campeão Nacional de Freestyle e de Campeão Nacional Race, volta a vencer em 2010 e mantem este último título pelo 2º ano consecutivo. 
 
 
O aumento do nível dos atletas inscritos foi notório nestes dois anos de competição oficial dedicada a esta disciplina, que cada vez conta com mais adeptos. Uma aposta ganha pela FPKite-APD (entidade reguladora do kite a nível nacional), que faz um balanço bastante positivo das 3 etapas realizadas em 2010, apesar das dificuldades sentidas na manutenção das provas oficiais de kitesurf nacionais.
"O apoio incansável das comunidades locais e dos co-organizadores de cada etapa tornaram possível a realização deste Campeonato Nacional de Kitesurf Race da melhor forma possível face à falta de apoios / patrocinadores para as provas oficiais. O facto positivo é que com a continuidade do sentimento de comunidade a trabalhar em conjunto para objectivos comuns, o próximo ano competitivo tem possibilidades enormes de ser um sucesso maior."
 
O surgimento de novos atletas a cada etapa / prova realizada em cada uma das diferentes disciplinas, a vontade e energia com que a comunidade de atletas adere e a certeza de que cada vez mais este desporto será reconhecido e valorizado como realmente merece, leva a todo o esforço que nestes últimos anos mantem as provas oficiais do kitesurf nacional a percorrer as nossas praias. 
 
Em resumo, esta época competitiva peca pela não realização efectiva de nenhuma prova na disciplina de Freestyle e não tendo sido a Taça Nacional agendada para a Nova Vaga bafejada pelo vento, não se realizando. Já o kitesurf em ondas esteve em altas em 2010 com a realização da Taça Nacional de Kitesurf Ondas em Junho, na Praia do Guincho, em Cascais. Com um número de inscritos record nesta disciplina, as condições permitiram a realização de 3 dias de prova num animado convívio de diferentes gerações de riders vindos de norte a sul do país. Sagrou-se Campeão Nacional o Nuno "Stru" Figueiredo
 
O Campeonato de Race, que contou com 3 etapas (em co-Organização FPKite-APD e Viana Locals - Viana do Castelo, Clube Nortada Aventura - Murtosa, e Clube de Kitesurf da Costa da Caparica) - foi também ele um sucesso, com bastante adesão e com o aumento do número de categorias (com a introdução da categoria Veteranos - acima dos 40 anos). Verificou-se também um aumento do número de participantes num animado convívio entre riders de vários locais e idades, reunindo muitas vezes em prova pais e filhos (Marta Pessanha e Salvador Araújo, Adriano Coutinho & Adriano Coutinho Jr.; Guilherme Nacarato e Danilo Nacarato, Paulo Gomes e Gonçalo Gomes).
 
 

Clip 1ª etapa CNK Race 2010 - Viana do Castelo

Clip 2ª etapa CNK Race 2010 - Murtosa

Clip 3ª etapa CNK Race 2010 - Kitebeach Nova Vaga

 

Fonte: tak | things about kite

 
TAÇA NACIONAL FREESTYLE e 3ª etapa CNK RACE
Tuesday, 10 August 2010 09:28
cartaz_nova_vaga2010_.jpg
Aproxima-se mais um fim de semana de competição oficial FPKite-APD.
Nos próximos dias 14 e 15 de Agosto, a Kitebeach da Nova Vaga, na Costa da Caparica vai receber 2 provas de kitesurf:
3ª etapa CNK RACE + Taça Nacional Freestyle 

Numa co-organização FPKite e Clube de Kitesurf da Costa da Caparica , esperamos contar com a vossa presença num fim de semana que vai ditar os Campeões Nacionais de 2010 nas disciplinas de Race e Freestyle.

As duas provas decorrerão durante todo o fim de semana e em breve será disponibilizado o formulário de inscrição na zona Competição em www.apkite.pt, bem como toda a informação adicional sobre as provas.

Entretanto... podemos já marcar na agenda!
 
<< Start < Prev 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Next > End >>

Page 7 of 34