Kitebuggie
Tuesday, 08 July 2008 16:26

matbuggie.jpgO Kitebuggy ou, simplesmente Buggy, é um pequeno veiculo, normalmente com três rodas – havendo modelos de duas e quatro rodas – dirigido pelos pés e puxado por um papagaio (asa) de tracção que, sob a acção do vento, desenvolve a necessária força para nos levar a passear ao longo de qualquer espaço livre de obstáculos, sendo as praias, com areia compacta e vento mais constante, os locais de eleição para a prática desta modalidade.


Dependendo da velocidade do vento e da sua direcção, assim como do tipo de material usado, conseguem-se percorrer distâncias mais ou menos longas, rolando com mais ou menos velocidade, aproveitando assim o espaço disponível, normalmente com ida e regresso ao local de partida. A travessia de desertos e glaciares é um exemplo de grandes distâncias com partida e chegada em locais diferentes. As praias e campos são exemplos de pequenos “circuitos”. O contacto com a Natureza é uma constante.

Podemos apenas deixar-nos levar pelo vento e desfrutá-lo, ou aproveitar e desenvolver algumas habilidades como, andar de marcha-atrás, praticar hotdogs (rodar em apenas duas rodas), 360º, etc.

Há como em todos os desportos, a vertente competição, de onde normalmente saem os melhoramentos que nos permite ter acesso a cada vez melhores e mais seguros equipamentos. As provas de Buggy em Portugal ainda são, muito por via do número de praticantes, apenas mais uma forma de dinamizar os amantes da modalidade, contribuindo assim para o seu desenvolvimento.