APKite Zoom - Guilherme Duarte
Tuesday, 10 March 2009 11:00
guilhermed1_copy.jpgEsta semana, o convidado do APKite Zoom é o Guilherme Duarte que começa agora a dar os primeiros passos no Kitesurf!
Partilhou connosco a sua descoberta e aqui ficam as nossas boas-vindas! De certeza que o vamos encontrar muitas mais vezes agora que o curso terminou!

- Nome_ Guilherme Jorge de Souza Duarte

- Idade_ 23 anos.


- Ocupação_ Programador & Administrador de Sistemas


- Kite desde_ Julho de 2008

- Como descobri o kitesurf_

Obviamente que já á bastante tempo que cruzava com tal modalidade durante os banais dias de lazer pela costa portuguesa, mas sem prestar grande atenção, e nem mesmo quando, em Caños de Meca, fiquei enrolado nas linhas de diversos Kites, tendo causado algum alarido entre os praticantes, pois estava a nadar em território deles, nem aí me cativou a atenção.

A verdadeira vontade de me envolver surgiu apenas uns anos mais tarde, quando após me ter apercebido que uma certa necessidade de adrenalina se me começava a ebulir na alma.

Ora, após várias experiencias, umas mais, outras menos “radicais”, começando por desportos tão banais como o Ping Pong, ou o Futebol que depressa esgotaram a exaltação que tinham a oferecer, exendi a minha busca, procurando-a depois através da algo um pouco maisa arrojado, como Karting ou o Paint Ball, estes sim! Ainda deram alguma luta... mas também não me preenchiam por completo.

Já em acto de desespero, aceitei um convite para fazer queda livre... e isto sim! Isto foi uma verdadeira injecção de adrenalina!

guilhermed2_copy.jpgEmbora aqui tenha encontrado uma grande satisfação, e a vontade de prolongar a experiencia também não faltasse, impunham-se dois factores que travavam a minha incursão pelos céus alentejanos:

- Era um desporto bastante caro! E tendo eu acabado de comprar a minha 1ª casa, tornava-se complicado de atingir os requesitos para obter a minha “independencia desportiva” e financeira em simultâneo.

- Embora tentasse convencer bastantes conhecidos a participar em tão fulgurosa aventura, Tendo apenas a própria minha mãe acedido, ao ponto de quase morrer do coração ao saltar do avião.. todos os outros se mostraram receosos ou desmotivados para correr tal risco.. e portanto preferindo aplicar os seus esforços em levantar mais um copo de cerveja enquanto se bronzeavam do ombro para baixo.

Ora sem querer colocar o risco de perder a minha mãe e compincha das alturas, e não pretendendo fazer uma vida solitária em qualquer das soluções para a minha necessidade emocional.. Acabei por tentar arranjar outra solução, e sem contrariar a inércia do pensamento sentei-me à beira da praia a levantar umas loiras mirando o mar...  Mas esperem.. o mar estava cheio de algo parecido com paraquedas! Mas... é claro! É isto mesmo! Como é que eu não em lembrei disto antes! Kitesurf!!

E assim começou a minha aventura pelos mares, em cima de objectos flutuantes, para além daquelas pranchas de Body que a malta comprava no minipreço quando éramos putos.

E viveram felizes para sempre... J

guilhermed3_copy.jpg- Como corre(u) o curso_

O curso.. ora o curso, não podia ser melhor! Eh, Eh..

Embora o grande nervosismo inicial, que até é o que dá piada, é claro.. foi muito ter o apoio constante dos colegas e amigos que nos encoragam sempre a tentar mais uma vez!


- Kitespot Portugal_  Fonte da Telha e vou tentar descobrir um spot alí para os lados da Ericeira...

- A manobra e o rider que te tiram o fôlego_ Ainda não me sinto em posição de ter uma opinião bem formada a este aspecto...


- Disciplina favorita _ Wave!


- Em Portugal sou fan de…Duarte Coelho! Bem porque confesso não seguir (ainda) as últimas da modalidade, e ele foi quem me ensinou e motivou ainda mais para prosseguir com o desporto.


- Recomendações para quem está a começar no kite_

"A satisfação reside no esforço, não no resultado obtido. O esforço total é a plena vitória."
-- Mahatma Gandhi

- Vejo todos os dias…www.apkite.pt

- Sócio da APKite_  Porque é sempre bom dar algo em troca! E como todos os praticantes da modalidade têm recebido o vosso apoio...


guilhermed4_copy.jpg- A Família e os Amigo e o Kitesurf _  Que sorte que o meu fato não serve à minha mãe...

 
- Para além do kite adoro…Teatro, Cinema, e de tudo um pouco que tenha a ver com artes!


- Música – Anthony And The Jonhsons

- Comida – Indiana (Tindaloo)

- Filme – Fight Club

- Livro – Manual de Truques Caseiros (Maria Constantino)