3ª etapa CNK09 Race realizou-se na Murtosa
Tuesday, 21 July 2009 02:00


ambientemurtosa1.jpgDois de dias de muito vento, muita animação e uma fantástica prova de Race.
Eis o balanço de dois dias na Murtosa com a presença dos top riders nacionais a disputar os primeiros lugares do ranking.

Terminou no domingo, dia 19, a terceira etapa do Campeonato Nacional de Kitesurf, na disciplina de Race.
Desta vez, o Nacional foi até à Murtosa (em Aveiro), visitando o spot do Clube Nortadaventura , co-organizador desta etapa.

A competição arrancou no sábado, e depois do briefing aos atletas perto das 13h, a agitação tomou conta das águas da Ria, que se encheram com a cor das asas dos 27 riders inscritos.
O vento soprava já forte, e assim continuou até final do dia!
Assim, com céu claro, claro e vento a ultrapassar os 20 nós, os atletas puderam dar o seu melhor num percurso em mangas de cerca de 20 minutos (para os primeiros lugares).
Com as óptimas condições com que a Murtosa recebeu o Nacional, foram realizadas no sábado 4 mangas, atestando a boa capacidade física dos riders.

RaceMurtosa.jpgParalelamente à competição inserida no Campeonato Nacional, a organização tinha previsto uma prova de Hang-Time, que se realizou ainda no sábado, com óptimas condições!
Os riders deram espectáculo, no meio de muito divertimento a Murtosa viu os melhores nacionais a saltarem!

No final, os primeiros lugares ficaram com os três jovens atletas que já todos conhecemos bem, com a vitória do Danilo, num salto brutal que não deixou dúvidas a ninguém!

Classificação Hang-Time_
1º Danilo “Dani” Nacarato Aboards Kiteboarding / JFontainhas / Slingshot RPM / maresias.com.pt
2º Gonçalo “Gonzas” Gomes NAISH / VianaLocals / ION / Holmes Place / Bomcar
3º Paulino Pereira ROYAL Kiteboarding / Boarderclubportugal / Windspirit / Brisas e Ventanias

 

E depois de um dia animado, cheio de kite, nada como uma noite animada… e com kite!
O jantar da etapa, servido no Clube Nortadaventura, mesmo em frente à Ria, proporcionou óptimos momentos de convívio entre todos e porque o vento continuava a soprar, o “Gonzas” e o João Fontainhas entraram dentro de água, iluminados pelos faróis apontados à Ria e mais uma vez a espectacularidade deste desporto invadiu a Murtosa.

paulinomurtosa.jpgA noite não acabou cedo, tanto mais que muita gente pernoitou no spot, num acampamento disponibilizado pela organização local.
Apesar disso, no dia seguinte, toda a gente presente no briefing inicial que explicava a alteração de percurso em relação ao sábado, e mais uma vez com vento a colaborar, iniciou-se a 5ª manga desta etapa, perto das 14h.

Foram 3 as regatas realizadas no domingo, num total de 7, durante todo o fim de semana.
  Paulino Pereira, actual líder do ranking, venceu as 7 e subiu mais tarde ao pódio para comemorar mais uma merecida vitória.
A luta continuou acessa entre o segundo e terceiro lugares, como já tem vindo a ser hábito, mas o Nuno “Stru” Figueiredo, voltou a bater o “Gonzas” numa animada competição, ficando em 2º lugar nesta etapa.

Mais uma vez, nota máxima para a Inês Correia, única participante feminina nesta etapa, que arrecadou o 5º lugar da classificação geral.

 

Classificação Race Masculino_
1º Paulino Pereira ROYAL Kiteboarding / Boarderclubportugal / Windspirit / Brisas e Ventanias
2º Nuno Figueiredo BEST Kites / Stru Surf Shop
3º Gonçalo Gomes NAISH / VianaLocals / ION / Holmes Place / Bomcar

Classificação Race Feminino_
1ª Inês Correia

Classificação Geral completa Classificação Geral completa 

todosmurtosa.jpgO vento foi uma constante, a água da ria é tépida, e o céu continuava limpo e com sol, no fim da tarde de domingo.
Não foi possível aos praticantes de windsurf locais juntarem-se à festa desta etapa, num tira-teimas previsto para saber quem consegue ser mais rápido: kitesurf ou windsurf.
Mas apesar disso, os muitos riders continuaram dentro de água oferecendo ao público presente um fim de dia mais uma vez espectacular, numa Free Session com muitos board-offs (resultado dos vídeos passados durante o jantar de sábado) e manobrões de Freestyle.

A entrega de prémios realizou-se de seguida, com um pódio inusitado, com entrega dos troféus oferecidos pela Nortada, finalizando um fim de semana em grande e uma etapa de sucesso.

A FPKite-APD agradece o fantástico trabalho do organizador local Clube Nortadaventura que proporcinou todas as condições materiais e humanas que possibilitaram a realização desta etapa, a forma fantástica como a comunidade local recebeu toda a gente, e congratula-se pelo facto de o Campeonato continuar a ser ponto de reunião dos riders nacionais pró e não pró, novos riders e riders já há uns aninhos!

Rankings completos brevemente disponíveis na área Competição/Eventos, em www.apkite.pt
Em breve, podem ver as fotografias que vão recordar estes dias, on-line na nossa Galeria de fotos do CNK, também no nosso site.

Esta etapa terá reportagem a passar na RTP2, em data a anunciar oportunamente!

A próxima etapa do CNK09 é na disciplina de Ondas, cada vez com mais adeptos, e está em regime de standing nos dois fins de semanas, inserido no mega evento de desportos de mar – o Festival Ocean Spirit, que arranja já 5ªF, dia 23 de Julho, na Praia de Santa Rita.

 

Mapa do Site

mapadosite.jpg Quem Somos Missão História da APKite Colaboração com Empresas de Eventos A Equipa Galerias Legislação Vantagens Quero Ser Sócio Seguros para Kite Condições dos Seguros Lista de Sócios APKite APKite Zoom Notícias Associados Home Clubes e Escolas Regulamentos Regras Náuticas para Kitesurf Regras de Segurança Escolas Associadas APKite Clubes Como Associar a minha Escola? Formação Objectivo Agentes Desportivos Tipos de Formação Competições Ranking Race Wave Freestyle Calendário de Competições Vertentes Kitesurf Freestyle Race Speed Wave FAQs Tracção Kitebuggie Mountain Board Papagaios Acrobáticos Agenda Imprensa BI APKite Logo História da APKite Banco de Imagens Campeonato Wave Rankings Freestyle Rankings Race Rankings Press Releases Contactos Links