FAQ's
Thursday, 12 November 2009 20:56

As perguntas para a APKite
No sentido de esclarecer as dúvidas mais habituais, podem consultar as FAQ abaixo.
No entanto, caso não encontre resposta à sua questão, não hesite em contactar-nos para This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it . Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email


1 - Porque me deverei associar à APKite?
A Associação Portuguesa de Kite foi constituída no ano de 2002 no sentido de desenvolver, promover e regulamentar toda a prática e ensino do kite em Portugal. Nesse sentido a APKite tem como objectivo principal, actuar junto das entidades oficiais para conseguir o total reconhecimento das suas modalidades mas também, ter o papel principal na sua regulamentação, papel esse que só é possível com a união de esforços de toda a comunidade de kite.
Todas as vantagens dos Associados descritas AQUI

2 - Porque me deverei associar à APKite?
A  Associação Portuguesa de Kite foi constituída no ano de 2002 no sentido de desenvolver, promover e regulamentar toda a prática e ensino do kite em Portugal.
Nesse sentido a APKite tem como objectivo principal, actuar junto das entidades oficiais para conseguir não só o reconhecimento das modalidades mas também, ter o papel principal na sua regulamentação, papel esse que só é possível com a união de esforços de toda a comunidade de kite através do associativismo.
Todas as vantagens dos Associados descritas AQUI

3- Pretendo associar a minha escola/clube à APKite. O que preciso de fazer?
Todo o processo de associação de Escola poderá ser consultado AQUI
Todo o processo de associação de clube poderá ser consultado AQUI


4- Preciso de ser sócio para aceder ao fórum da APKite? Se sim, porquê?
Sim, para se poder registar e participar no Forúm APKite é necessário ser Sócio e ter a sua situação regularizada.
Fórum APKite".
Não se trata de mais um fórum generalista, mais sim de mais uma ferramenta de comunicação directa e fluida com os Sócios da Associação, beneficiando assim o associativismo.

5- Já paguei as quotas mas ainda não recebi qualquer confirmação, o que se passa?
A APKite necessita de receber via mail o comprovativo de pagamento da sua inscrição, por forma a identificar a mesma e validar. Se também já enviou esse comprovativo, recomendamos que nos remeta um mail para  This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it .

Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email dando-nos conta da situação por forma a conseguirmos identificar o problema.

CAMPEONATO/EVENTOS

1 - Pretendia organizar uma etapa do campeonato nacional de kitesurf na minha zona, o que preciso de fazer?
Apresentar uma proposta dessa intenção à APKite, para ser analisada, com indicações do local, época do ano, condições meteorológicas, se é um local com boas estatísticas de vento, condições de segurança e acessibilidades. Posteriormente e se estas condições se concretizarem estabelece-se um protocolo com as condições da parceria para a realização do evento e a sua inserção no calendário do campeonato nacional.

2 - O que preciso de fazer para participar no CNK? É preciso federar-me?
Basta ser cidadão nacional, ou estrangeiro que comprovadamente resida em Portugal, estar inscrito na APKite e com as quotas regularizadas. Terá também que ter a Licença Desportiva da FPVela regularizada.

3 - Participei no CNK mas o meu nome não aparece no ranking, porquê?
Se o nome não aparece no ranking, deve participar a ocorrência à APKite, para analisar a sua situação. No caso concreto do Racing, poderá ter participado numa regata fun, que servem para iniciar a competição e cujos resultados não pontuam para o campeonato nacional.

4 - Quero organizar um evento de kite, extra-campeonato. Poderia contar com o apoio da APKite? Quais os requisitos?
A APKite está interessada em apoiar todos os eventos que se relacionem com a modalidade, dependendo do tipo de actividade, a colaboração tem que ser estudada de modo a dignificar a modalidade, privilegiando a segurança dos participantes e público. O primeiro passo é contactar-nos e enviar a respectiva proposta de evento.

FORMAÇÃO

1 - Gostava de participar numa formação APKite, o que preciso fazer?
Poderá encontrar as informações sobre as Formações já realizadas ou planeadas AQUI

LOCAIS PARA PRÁTICA

1 - Quais são os locais de pratica de Kitesurf em Portugal durante a época balnear?
Deve procurar as praias concessionadas para o Kitesurf, caso não haja deve praticar nas  
Praias não concessionadas, embora possam haver algumas zonas restrictas (normalmente zonas protegidas ou com grande concentração de outras actividades).

2 - Como poderei saber se um local proibe ou não a prática do Kitesurf?
Consultar os editais na Capitania, informações do ICNB se se tratar de uma área protegida e sempre informar-se com os praticantes locais.

MATERIAL/EQUIPAMENTO

1 - Qual a altura ideal para adquirir material?
Depois de ter feito o curso completo, e se ter aconselhado com o seu instrutor, está na altura de pensar em adquirir equipamento.

2 - Que tipo de material escolher após ter feito o curso de iniciação?
O seu instrutor será a pessoa mais indicada para o ajudar, pois é quem terá mais noção dos seus pontos fortes e dificuldades!

ESCOLAS E FORMAÇÃO

1 - Como poderei ter noção da qualidade de uma Escola de Kitesurf?
Como qualquer escola de formação de uma actividade, temos que atender aos meios materiais, técnicos e humanos: uma grande diversidade de equipamento técnico (velas, barras, pranchas, capacetes, coletes) que possam cobrir todas as condições meteorológicas e também as características fisícas (se é pesado, alto, tem os braços curtos, etc...) e a destreza do aluno. Avaliar o instrutor torna-se complicado já que depende muito do feedback que se tem de outras pessoas, embora seja importante saber qual a experiência e preparação que essa pessoa tem relativamente ao ensino desta modalidade; há alguns cursos de instrutor que, embora não sejam reconhecidos em Portugal, são de ter em consideração (IKO, FFVL, VDWS). Fundamental é que as aulas sejam dadas em locais livres de obstáculos, e com pouca afluência de banhistas e outros praticantes, para segurança de todos. Um barco ou mota de água são também indispensáveis para alguma eventualidade!
 
2 - Como poderei saber se um instrutor tem qualificações para exercer a actividade de instrutor?
Como referido na pergunta anterior: "Avaliar o instrutor torna-se complicado já que depende muito do feedback que se tem de outras pessoas, embora seja importante saber qual a experiência e preparação que essa pessoa tem relativamente ao ensino desta modalidade; há alguns cursos de instrutor que, embora não sejam reconhecidos em Portugal, são de ter em consideração (IKO, FFVL, VDWS)"
 
3 - Que tipo de técnicas e informações deverei ter sempre presente após a formação num curso de iniciação de Kitesurf, para que a prática seja sempre segura?
Quais os locais e em que altura do ano é seguro praticar (ver locais para a prática), técnica de self-rescue, vistoria no material para garantir que tudo está a funcionar correctamente, e informações meteorológicas actualizadas.

SEGUROS

1 - Posso ter acesso ao seguro de associado sem pagar as quotas da Associação?
Não, o acesso ao seguro implica ser Sócio da APKite.

2 - Se me inscrever/renovar quota agora, até quando o meu seguro/quota são válidos?
Por 365 dias, a contar da data da renovação/inscrição (data efectivada com o pagamento da quota).

3 - Quais são as apólices do meu seguro?
Apólice de responsabilidade civil. Limites e coberturas podem ser consultados AQUI

4 - Posso pagar apenas as quotas da Federação uma vez que já tenho seguro pessoal?
Não, as quotas da Associação já incluem o seguro (responsabilidade civil).

5 - A minha mulher tem seguro e quotas pagas, eu estou incluído no seguro dela?
Não, o seguro tem de ser activado em nome próprio.

6 - Preciso de activar o seguro, como faço?
Em caso de necessidade de activar alguma das apólices, em virtude de se tratar de seguros de grupo, as participações devem ser enviadas para a APKite para autenticação e posterior envio à seguradora (AXA).

7 - O seguro da APKite é válido no estrangeiro?
O Seguro de Responsabilidade Civil só é válido em Portugal.