FAQ's
Thursday, 12 November 2009 20:56

As perguntas para a FPKite
No sentido de esclarecer as dúvidas mais habituais, podem consultar as FAQ abaixo.
No entanto, caso não encontre resposta à sua questão, não hesite em contactar-nos para This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it . Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email


1 - Porque me deverei associar à FPKite?
A Associação Portuguesa de Kite foi constituída no ano de 2002 no sentido de desenvolver, promover e regulamentar toda a prática e ensino do kite em Portugal. Nesse sentido a APKite tem como objectivo principal, actuar junto das entidades oficiais para conseguir o total reconhecimento das suas modalidades mas também, ter o papel principal na sua regulamentação, papel esse que só é possível com a união de esforços de toda a comunidade de kite.
Todas as vantagens dos Associados descritas AQUI

2 - Porque me deverei associar à FPKite?
A  Associação Portuguesa de Kite foi constituída no ano de 2002 no sentido de desenvolver, promover e regulamentar toda a prática e ensino do kite em Portugal.
Nesse sentido a APKite tem como objectivo principal, actuar junto das entidades oficiais para conseguir não só o reconhecimento das modalidades mas também, ter o papel principal na sua regulamentação, papel esse que só é possível com a união de esforços de toda a comunidade de kite através do associativismo.
Todas as vantagens dos Associados descritas AQUI

3- Pretendo associar a minha escola/clube à FPKite. O que preciso de fazer?
Todo o processo de associação de Escola poderá ser consultado AQUI
Todo o processo de associação de clube poderá ser consultado AQUI


4- Preciso de ser sócio para aceder ao fórum da FPKite? Se sim, porquê?
Sim, para se poder registar e participar no Forúm FPKite é necessário ser Sócio e ter a sua situação regularizada.
Fórum FPKite".
Não se trata de mais um fórum generalista, mais sim de mais uma ferramenta de comunicação directa e fluida com os Sócios da Associação, beneficiando assim o associativismo.

5- Já paguei as quotas mas ainda não recebi qualquer confirmação, o que se passa?
A APKite necessita de receber via mail o comprovativo de pagamento da sua inscrição, por forma a identificar a mesma e validar. Se também já enviou esse comprovativo, recomendamos que nos remeta um mail para  This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it .

Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email dando-nos conta da situação por forma a conseguirmos identificar o problema.

CAMPEONATO/EVENTOS

1 - Pretendia organizar uma etapa do campeonato nacional de kitesurf na minha zona, o que preciso de fazer?
Apresentar uma proposta dessa intenção à FPKite, para ser analisada, com indicações do local, época do ano, condições meteorológicas, se é um local com boas estatísticas de vento, condições de segurança e acessibilidades. Posteriormente e se estas condições se concretizarem estabelece-se um protocolo com as condições da parceria para a realização do evento e a sua inserção no calendário do campeonato nacional.

2 - O que preciso de fazer para participar no CNK? É preciso federar-me?
Basta ser cidadão nacional, ou estrangeiro que legalmente resida em Portugal há mais de 3 anos, estar inscrito na FPKite e com as quotas regularizadas.

3 - Participei no CNK mas o meu nome não aparece no ranking, porquê?
Se o nome não aparece no ranking, deve participar a ocorrência à FPKite, para analisar a sua situação. No caso concreto do Racing, poderá ter participado numa Prova "fun", que servem para iniciar a competição e cujos resultados não pontuam para o campeonato nacional.

4 - Quero organizar um evento de kite, extra-campeonato. Poderia contar com o apoio da FPKite? Quais os requisitos?
A FPKite está interessada em apoiar todos os eventos que se relacionem com a modalidade (Água, Terra, Neve), dependendo do tipo de actividade, a colaboração tem que ser estudada de modo a dignificar a modalidade, privilegiando a segurança dos participantes e público. O primeiro passo é contactar-nos e enviar a respectiva proposta de evento.

FORMAÇÃO

1 - Gostava de participar numa formação FPKite, o que preciso fazer?
Poderá encontrar as informações sobre as Formações já realizadas ou planeadas AQUI

LOCAIS PARA PRÁTICA

1 - Quais são os locais de pratica de Kitesurf em Portugal durante a época balnear?
Deve procurar as praias concessionadas para o Kitesurf, caso não haja deve praticar nas  
Praias não concessionadas, embora possam haver algumas zonas restrictas (normalmente zonas protegidas ou com grande concentração de outras actividades).

2 - Como poderei saber se um local proibe ou não a prática do Kitesurf?
Consultar os editais na Capitania, informações do ICNB se se tratar de uma área protegida e sempre informar-se com os praticantes locais.

MATERIAL/EQUIPAMENTO

1 - Qual a altura ideal para adquirir material?
Depois de ter feito o curso completo, e se ter aconselhado com o seu instrutor, está na altura de pensar em adquirir equipamento.

2 - Que tipo de material escolher após ter feito o curso de iniciação?
O seu instrutor será a pessoa mais indicada para o ajudar, pois é quem terá mais noção dos seus pontos fortes e dificuldades!

ESCOLAS E FORMAÇÃO

1 - Como poderei ter noção da qualidade de uma Escola de Kitesurf?
Como qualquer escola de formação de uma actividade, temos que atender aos meios materiais, técnicos e humanos: uma grande diversidade de equipamento técnico (velas, barras, pranchas, capacetes, coletes) que possam cobrir todas as condições meteorológicas e também as características fisícas (se é pesado, alto, tem os braços curtos, etc...) e a destreza do aluno. Avaliar o instrutor torna-se complicado já que depende muito do feedback que se tem de outras pessoas, embora seja importante saber qual a experiência e preparação que essa pessoa tem relativamente ao ensino desta modalidade; há alguns cursos de instrutor que, embora não sejam reconhecidos em Portugal, são de ter em consideração (IKO, FFVL, VDWS). Fundamental é que as aulas sejam dadas em locais livres de obstáculos, e com pouca afluência de banhistas e outros praticantes, para segurança de todos. Um barco ou mota de água são também indispensáveis para alguma eventualidade em locais mais difíceis!

2 - Como poderei saber se um instrutor tem qualificações para exercer a actividade de instrutor?
Como referido na pergunta anterior: "Avaliar o instrutor torna-se complicado já que depende muito do feedback que se tem de outras pessoas, embora seja importante saber qual a experiência e preparação que essa pessoa tem relativamente ao ensino desta modalidade; há alguns cursos de instrutor que, embora não sejam reconhecidos em Portugal, são de ter em consideração (IKO, FFVL, VDWS)"

3 - Que tipo de técnicas e informações deverei ter sempre presente após a formação num curso de iniciação de Kitesurf, para que a prática seja sempre segura?
Quais os locais e em que altura do ano é seguro praticar (ver locais para a prática), técnica de self-rescue, vistoria no material para garantir que tudo está a funcionar correctamente, e informações meteorológicas actualizadas.

SEGUROS

1 - Posso ter acesso ao seguro de associado sem pagar as quotas da Federação?
Não, o acesso ao seguro implica ser Sócio da FPKite.

2 - Se me inscrever/renovar quota agora, até quando o meu seguro/quota são válidos?
Por 365 dias, a contar da data da renovação/inscrição (data efectivada com o pagamento da quota).

3 - Quais são as apólices do meu seguro?
Apólice de responsabilidade civil. Limites e coberturas podem ser consultados AQUI

4 - Posso pagar apenas as quotas da Federação uma vez que já tenho seguro pessoal?
Não, as quotas da Federação já incluem o seguro (responsabilidade civil).

5 - A minha mulher tem seguro e quotas pagas, eu estou incluído no seguro dela?
Não, o seguro tem de ser activado em nome próprio.

6 - Preciso de activar o seguro, como faço?
Em caso de necessidade de activar alguma das apólices, em virtude de se tratar de seguros de grupo, as participações devem ser enviadas para a FPKite para autenticação e posterior envio à seguradora (AXA).

7 - O seguro da APKite é válido no estrangeiro?
O Seguro de Responsabilidade Civil só é válido em Portugal.

 

Mapa do Site

mapadosite.jpg Quem Somos Missão História da APKite Colaboração com Empresas de Eventos A Equipa Galerias Legislação Vantagens Quero Ser Sócio Seguros para Kite Condições dos Seguros Lista de Sócios APKite APKite Zoom Notícias Associados Home Clubes e Escolas Regulamentos Regras Náuticas para Kitesurf Regras de Segurança Escolas Associadas APKite Clubes Como Associar a minha Escola? Formação Objectivo Agentes Desportivos Tipos de Formação Competições Ranking Race Wave Freestyle Calendário de Competições Vertentes Kitesurf Freestyle Race Speed Wave FAQs Tracção Kitebuggie Mountain Board Papagaios Acrobáticos Agenda Imprensa BI APKite Logo História da APKite Banco de Imagens Campeonato Wave Rankings Freestyle Rankings Race Rankings Press Releases Contactos Links