O final da época competitiva 2010
Monday, 14 February 2011 14:30

A época competitiva terminou no passado fim de semana de 14 e 15 de Agosto, na Costa da Caparica, na bem conhecida Kitebeach da zona de Lisboa, a Praia da Nova Vaga. 
 
Num mês em que o vento nos habituou no passado a provas com boas condições para o kitesurf, o Nova Vaga Weekend (que reunia em dois dias as provas correspondentes à 3ª e final etapa do Campeonato Nacional Race 2010 e também a Taça Nacional de Freestyle), acabou por ter apenas o sábado com riders dentro de água para as 4 regatas realizadas com vento a rondar os 12 nós. Assim, não tendo sido realizada no domingo a competição marcada para o Freestyle, o ano de 2010 não sagra campeão nesta disciplina.
 
Esta última etapa do CNK Race manteve a tradição das restantes etapas, , tendo sido no entanto a etapa com menos atletas inscritos - as anteriores etapas foram disputadas em Viana do Castelo e na Murtosa com maior adesão da comunidade. 
 
Paulino Pereira (Team Rider Royal | Boarder Club Portugal | WindSpirit | Mystic), depois de no ano de 2009 ter levado para casa os títulos de Campeão Nacional de Freestyle e de Campeão Nacional Race, volta a vencer em 2010 e mantem este último título pelo 2º ano consecutivo. 
 
 
O aumento do nível dos atletas inscritos foi notório nestes dois anos de competição oficial dedicada a esta disciplina, que cada vez conta com mais adeptos. Uma aposta ganha pela FPKite-APD (entidade reguladora do kite a nível nacional), que faz um balanço bastante positivo das 3 etapas realizadas em 2010, apesar das dificuldades sentidas na manutenção das provas oficiais de kitesurf nacionais.
"O apoio incansável das comunidades locais e dos co-organizadores de cada etapa tornaram possível a realização deste Campeonato Nacional de Kitesurf Race da melhor forma possível face à falta de apoios / patrocinadores para as provas oficiais. O facto positivo é que com a continuidade do sentimento de comunidade a trabalhar em conjunto para objectivos comuns, o próximo ano competitivo tem possibilidades enormes de ser um sucesso maior."
 
O surgimento de novos atletas a cada etapa / prova realizada em cada uma das diferentes disciplinas, a vontade e energia com que a comunidade de atletas adere e a certeza de que cada vez mais este desporto será reconhecido e valorizado como realmente merece, leva a todo o esforço que nestes últimos anos mantem as provas oficiais do kitesurf nacional a percorrer as nossas praias. 
 
Em resumo, esta época competitiva peca pela não realização efectiva de nenhuma prova na disciplina de Freestyle e não tendo sido a Taça Nacional agendada para a Nova Vaga bafejada pelo vento, não se realizando. Já o kitesurf em ondas esteve em altas em 2010 com a realização da Taça Nacional de Kitesurf Ondas em Junho, na Praia do Guincho, em Cascais. Com um número de inscritos record nesta disciplina, as condições permitiram a realização de 3 dias de prova num animado convívio de diferentes gerações de riders vindos de norte a sul do país. Sagrou-se Campeão Nacional o Nuno "Stru" Figueiredo
 
O Campeonato de Race, que contou com 3 etapas (em co-Organização FPKite-APD e Viana Locals - Viana do Castelo, Clube Nortada Aventura - Murtosa, e Clube de Kitesurf da Costa da Caparica) - foi também ele um sucesso, com bastante adesão e com o aumento do número de categorias (com a introdução da categoria Veteranos - acima dos 40 anos). Verificou-se também um aumento do número de participantes num animado convívio entre riders de vários locais e idades, reunindo muitas vezes em prova pais e filhos (Marta Pessanha e Salvador Araújo, Adriano Coutinho & Adriano Coutinho Jr.; Guilherme Nacarato e Danilo Nacarato, Paulo Gomes e Gonçalo Gomes).
 
 

Clip 1ª etapa CNK Race 2010 - Viana do Castelo

Clip 2ª etapa CNK Race 2010 - Murtosa

Clip 3ª etapa CNK Race 2010 - Kitebeach Nova Vaga

 

Fonte: tak | things about kite