Campanha Olímpica - Kitesurf no Rio em 2016?
Monday, 14 February 2011 14:43
news_olimpica_header.jpgReconhecida pela ISAF - International Sailing Federation como a entidade internacional da classe kitesurf, a Associação Internacional de Kitesurf (IKA) tem vindo a promover uma campanha para incluir a modalidade nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016.
 
Com o Rio de Janeiro escolhido como sede das Olimpíadas de 2016 aumentam as possibilidades de as regatas de kite serem disputadas na baía de Guanabara. Como as regatas podem ser realizadas com grande proximidade ao público, vários argumentos tem vindo a ganhar peso junto da ISAF (orgão máximo da vela mundial) para a presença do Kitesurf nos JO do Rio:
- O Kitesurf está de acordo com a estratégia do IOC (International Olympic Committee)
- O Kitesurf detém a melhor performance entre as classes de vela
- O Kitesurf oferece iguais oportunidades a todos os atletas
- O Kitesurf é, em termos de material, fácil de transportar e guardar
- O Kitesurf atrai naturalmente os media pela sua espectacularidade
- O Kitesurf levará a prova os melhores atletas internacionais
- A Campanha Olímpica é apoiada pelas maiores marcas de kitesurf, indicando a envolvência da comunidade
- O Kitesurf é a grande chance de tornar a Vela Olímpica atrativa novamente
 
A campanha conta com o apoio de diversas personalidades, entre elas Sir Richard Branson (GBR), presidente do Virgin Group, Kristin Boese (GER), 9 vezes campeã mundial de kitesurf, Neil Pryde (NZL), o actual líder do Ranking Mundial KiteRacing Bruno Sroka (FRA), entre outros.

Para o Comitê Olímpico Internacional as classes olímpicas devem atrair os jovens, e o kitesurf, além de ser uma modalidade financeiramente acessível, conta com muitos praticantes jovens e do sexo feminino. Ou seja, perfeito para fazer parte dos Jogos Olímpicos.
“O kitesurf é visualmente excitante e atrativo para pessoas jovens. Pratica-se em todo o mundo e será uma forma natural de trazer jovens, acção, cor e popularidade de volta à Vela Olímpica” - Markus Schwendtner.
 
Estão a ser divulgados uma série de filmes que suportam esta Campanha Olímpica, e podemos desde já ver 3 vídeo-episódios deste movimento:

Kiteboarding Olympic Campaign Episode 1

Kiteboarding Olympic Campaign Episode 2

Kiteboarding Olympic Campaign Episode 3