Balanço Final 2011
Tuesday, 22 November 2011 22:18

A época competitiva de 2011 terminou no passado fim-de-semana de 20 e 21 de Agosto, na Costa da Caparica, na bem conhecida Kitebeach da zona de Lisboa, a Praia da Nova Vaga.

As condições foram atípicas de um fim-de-semana normal de Agosto, com chuva e vento muito inconstante que afastou muito público da praia mas não demoveu atletas de todo o país de participarem no evento.
k800.jpg


Num mês em que o vento nos habituou no passado a provas com boas condições para o kitesurf, a prova da Nova Vaga (que reunia em dois dias as provas correspondentes à 3ª e final etapa do Campeonato Nacional Race 2010 e também a 2ª e final etapa do Campeonato Nacional de Freestyle), acabou por ter pouco vento no sábado para apenas completar uma regata e vento suficiente no Domingo para completar mais 3 regatas e iniciar a prova de Freestyle, que acabou por não ser concluída devido ao vento fraco que se começou a sentir.

Paulino Pereira (Team Rider Royal | Boarder Club Portugal), depois de no ano de 2009 e 2010 ter levado para casa o título de Campeão Nacional Race, volta a vencer em 2011 e mantem o título pelo 3º ano consecutivo. Visto que não houve condições para terminar o último heat da prova de Freestyle, 2 atletas ficam empatados na primeira posição do Nacional de Freestyle: Paulino Pereira e Danilo Nacarato (Slingshot | Aboards | João Fontainhas)

Já o Campeonato Nacional de Kitesurf Ondas poderia ter sido mais feliz com as condições. Na 1ª etapa na Praia do Cabedelo em Viana do Castelo ainda se fez sentir bom vento e ondas, mas já a 2ª e última em Santa Cruz foi infeliz com o vento, insuficiente para realizar a competição. Sagrou-se Campeão Nacional André Nery (Quiksilver).

O Campeonato de Race, que contou com 3 etapas (em co-Organização FPKite-APD e Viana Locals - Viana do Castelo, Clube Nortada Aventura - Murtosa, e Clube de Kitesurf da Costa da Caparica – Nova Vaga) - foi também ele um sucesso, com a adesão de atletas nas várias categorias apurando vencedores em todas:

Senior Geral: Paulino Pereira (Team Rider Royal | Boarder Club Portugal)
Senior Feminino: Joana Melo (Clube Nortada Aventura)
Veterano: Adriano Coutinho (Clube Nortada Aventura)
Junior: Adriano Vinheiras Coutinho (Clube Nortada Aventura, Underwave, Gin Kites)
Twin Tip: Pedro Pires de Lima (Velas Pires de Lima)

Pelas palavras da FPKite:
"O apoio incansável das comunidades locais e dos co-organizadores de cada etapa tornaram possível a realização deste Campeonato Nacional de Kitesurf da melhor forma possível face à falta de apoios / patrocinadores para as provas oficiais. O facto positivo é que com a continuidade do sentimento de comunidade a trabalhar em conjunto para objectivos comuns, a modalidade tem tudo para continuar a crescer no nosso país."