Regras Naúticas Kitesurf
Wednesday, 19 July 2017 11:00

REGRAS NAÚTICAS para prática de Kitesurf:

1 - Tem prioridade quem tem uma capacidade de manobra mais reduzida.

2 - O rider que vai a entrar para dentro de água para navegar entre a margem e a rebentação, tem sempre prioridade, devido ao facto de poder estar numa situação de mais perigo, por se encontrar perto de terra com o kite no ar. Caso exista alguma situação que coloque o rider que vai sair da água numa situação de perigo eminente, o rider que pretende entrar deve facilitar a saída do outro. Até ao momento de estar pronto a iniciar a navegação deve procurar manter o Kite apontado à margem.

3- O rider que está a surfar uma onda, com manobrabilidade reduzida, tem prioridade sobre outro que venha em direcção oposta mas apenas quando a regra nº 2 não se aplicar. Em caso de dúvida ambos os riders devem facilitar e promover a segurança.

4- A prioridade de navegar após a rebentação é sempre de quem está com a mão direita à frente no sentido da navegação, em relação a quem está a navegar do lado esquerdo para o lado direito da janela de vento. Neste caso o kitesurfista que tem a mão esquerda à frente, deve baixar o seu kite para o outro ter espaço para passar em segurança e se for necessário deve "descer" navegando na direcção ao vento e o rider que tem a mão direita à frente deve continuar o seu trajecto e facilitar a passagem do outro, levantando o kite devagar para evitar cruzamentos de linhas. No caso de o vento ser do quadrante oposto prevalece a Regra 2 até o rider passar a rebentação.

5- Quem salta, perde a prioridade, em qualquer situação. Desta forma o rider só deve saltar se for totalmente seguro e se não tiver ninguém atrás de si, nem a sotavento (downwind).

6- Quando dois kitesurfistas estão a navegar no mesmo sentido, quem estiver a navegar a sotavento tem prioridade sobre quem está a barlavento (de onde vem o vento). Na entrada para a água, quem estiver a barlavento deve deixar entrar primeiro o rider que está a sotavento.

7- Um rider na água sem prancha (ou em recuperação) tem prioridade sobre outros que sigam o mesmo rumo ou estejam em rota de colisão com este.

8- Em casos de dúvida deve imperar a segurança e recorrer ao bom senso, dando sempre passagem aos outros, caso o possa fazer. Caso o rider com prioridade perceba que o outro rider, sem prioridade, está numa situação de perigo deve dar-lhe a prioridade e facilitar.

9- Enquanto caminha em terra, o kiter deve procurar manter a asa de Kite num angulo aproximado de 45º.

A segurança nos Kitesports está cargo de todos!

 

Mapa do Site

mapadosite.jpg Quem Somos Missão História da APKite Colaboração com Empresas de Eventos A Equipa Galerias Legislação Vantagens Quero Ser Sócio Seguros para Kite Condições dos Seguros Lista de Sócios APKite APKite Zoom Notícias Associados Home Clubes e Escolas Regulamentos Regras Náuticas para Kitesurf Regras de Segurança Escolas Associadas APKite Clubes Como Associar a minha Escola? Formação Objectivo Agentes Desportivos Tipos de Formação Competições Ranking Race Wave Freestyle Calendário de Competições Vertentes Kitesurf Freestyle Race Speed Wave FAQs Tracção Kitebuggie Mountain Board Papagaios Acrobáticos Agenda Imprensa BI APKite Logo História da APKite Banco de Imagens Campeonato Wave Rankings Freestyle Rankings Race Rankings Press Releases Contactos Links