Regras Naúticas Kitesurf
Wednesday, 19 July 2017 11:00

REGRAS NAÚTICAS para prática de Kitesurf:

1 - Tem prioridade quem tem uma capacidade de manobra mais reduzida.

2 - O rider que vai a entrar para dentro de água para navegar entre a margem e a rebentação, tem sempre prioridade, devido ao facto de poder estar numa situação de mais perigo, por se encontrar perto de terra com o kite no ar. Caso exista alguma situação que coloque o rider que vai sair da água numa situação de perigo eminente, o rider que pretende entrar deve facilitar a saída do outro. Até ao momento de estar pronto a iniciar a navegação deve procurar manter o Kite apontado à margem.

3- O rider que está a surfar uma onda, com manobrabilidade reduzida, tem prioridade sobre outro que venha em direcção oposta mas apenas quando a regra nº 2 não se aplicar. Em caso de dúvida ambos os riders devem facilitar e promover a segurança.

4- A prioridade de navegar após a rebentação é sempre de quem está com a mão direita à frente no sentido da navegação, em relação a quem está a navegar do lado esquerdo para o lado direito da janela de vento. Neste caso o kitesurfista que tem a mão esquerda à frente, deve baixar o seu kite para o outro ter espaço para passar em segurança e se for necessário deve "descer" navegando na direcção ao vento e o rider que tem a mão direita à frente deve continuar o seu trajecto e facilitar a passagem do outro, levantando o kite devagar para evitar cruzamentos de linhas. No caso de o vento ser do quadrante oposto prevalece a Regra 2 até o rider passar a rebentação.

5- Quem salta, perde a prioridade, em qualquer situação. Desta forma o rider só deve saltar se for totalmente seguro e se não tiver ninguém atrás de si, nem a sotavento (downwind).

6- Quando dois kitesurfistas estão a navegar no mesmo sentido, quem estiver a navegar a sotavento tem prioridade sobre quem está a barlavento (de onde vem o vento). Na entrada para a água, quem estiver a barlavento deve deixar entrar primeiro o rider que está a sotavento.

7- Um rider na água sem prancha (ou em recuperação) tem prioridade sobre outros que sigam o mesmo rumo ou estejam em rota de colisão com este.

8- Em casos de dúvida deve imperar a segurança e recorrer ao bom senso, dando sempre passagem aos outros, caso o possa fazer. Caso o rider com prioridade perceba que o outro rider, sem prioridade, está numa situação de perigo deve dar-lhe a prioridade e facilitar.

9- Enquanto caminha em terra, o kiter deve procurar manter a asa de Kite num angulo aproximado de 45º.

A segurança nos Kitesports está cargo de todos!