FAQs
Monday, 18 August 2008 10:25
faqs1)    O kitesurf é um desporto novo. Quando e onde é que surgiu? Resumidamente, qual tem sido o seu percurso desde então?

Voltemos atrás no tempo, o Kite (papagaio de vento) na sua forma mais simples foi inventado na China em 478 antes de Cristo pelos mestres de kite Kungshu P’an e Mo Zi e permaneceram sem grandes alterações até ao Inicio do século XIX.
    
Em 1826 George Pocock dá a conhecer ao mundo os primeiros kites controláveis com mais de uma linha. Pela primeira vez um kite era controlado pelo piloto que puxando alternadamente as linhas de controlo podia modificar o comportamento do kite.

Ao voar um kite apercebeu-se que a força produzida era proporcional ao tamanho do kite e nasceram os kites de tracção (papagaios de tracção).

Em meados de 1970 foram vistas algumas pessoas puxadas por kites de tracção com skis aquáticos.

Gilbertus Panhuise usou uma prancha de windsurf e obteu uma patente em 1977.

Durante os anos 80 Andreas Kuhn é visto na televisao com um wakeboard e um parapente de 25 metros.

Em 1984 Dominique e Bruno Legaignoux obtêm a patente para kite relançaveis na água (tal como os conhecemos hoje). Os kites imediatamente começam a ser testados em pranchas e skis aquáticos.
    
Mas meados dos anos 80 o windsurf estava no auge e nenhuma empresa quis apostar na ideia dos irmãos Legaignoux, até que estes fundaram a sua propria empresa de kitesurf ( Wipika ) em 92-93. A partir daqui o desporto tem estado em pleno desenvolvimento com o aparecimento de inúmeras marcas no mercado.
 

2)    E em Portugal, em que altura é apareceram os primeiros praticantes? Mais uma vez, qual tem sido o seu percurso, desta vez a nível nacional?  

A nível nacional os primeiros praticantes apareceram em 97-98 na zona da Lagoa de Albufeira.  
A modalidade tem evoluido bastante nas zonas costeiras de Faro, Lagoa Albufeira, Caparica, Troia, Foz do Arelho , Aveiro e Viana do Castelo.

A nível de competições nacionais apenas há que contar com um campeonato  realizado o ano passado.

Em finais de 2002 foi criada a APKITE – Associação Portuguesa Kite, que veio dar novo apoio a esta modalidade em plena expansão.

Assim organizou o primeiro campeonato nacional em 2003. Esse trabalho tem vindo a ser continuado com o campeonato nacional em 2004 e 2005.


3)    Têm uma ideia de quantos praticantes de kitesurfing existem actualmente em Portugal? (ou qual o nível de expansão do desporto)

Actualmente deverão existir uns 1000 em todo o país, mas o desporto tem vindo a crescer exponencialmente de ano para ano.


4)    Concretamente, em que consiste o kitesurf e como é que é pode ser definido?

O kitesurf é um desporto aquático de tracção. Uma asa de grandes dimenções (papagaio gigante) puxa com a força do vento sobre a água uma pessoa em cima de uma prancha.

As manobras que se podem realizar dependem apenas da imaginação de um, uma vez que este desporto combina vários desportos como o Windsurf, Skate, Surf, Snowboard e Wakeboard.


5)    A adesão feminina a este tipo de desportos. Têm ideia do número de mulheres a praticá-lo?

Infelizmente existem poucas mulheres a praticá-lo, talvez umas 5 a 10 no país inteiro.

6)    As mulheres têm, à partida, dificuldades ou benefícios extra em relação aos homens na prática de uma modalidade como esta? Isto é, tendo em consideração as diferenças (óbvias e naturais) entre homens e mulheres, estas últimas poderão tirar proveito delas para fazer kitesurf ou, pelo contrário, poderão ter mais dificuldades (por causa da força, por exemplo)? Se sim, porquê?

A fisionomia da mulher adapta-se bem ao Kitesurf, a força que o Kite gera pode perfeitamente ser controlada, contudo o Kitesurf é um desporto exigente fisicamente quer para homens ou mulheres. Exige uma boa forma física.

7)    Quais as zonas do corpo que este desporto trabalha mais?

O Kitesurf trabalha bastante as pernas, braços, e abdominais.

8)    Qual o equipamento necessário para se praticar kitesurf? Existe(m) alguma(s) recomendações especiais para quem vá comprar este equipamento?

O equipamento básico de Kitesurf é composto pelos seguintes elementos:

-    Kite -> Pagagaio com area entre os 6m2 e os 20m2, com perfil tubular que é enchido com ar para caso caia na agua seja fácil de colocar no ar.
-    Linhas -> Prendem o kite à barra e tem geralmente 27m, contudo o tamanho pode oscilar entre os 20m e 40m.
-    Barra -> É a barra que prende as linhas que por sua vez se prendem no Kite. É o volante do Kite
-    Arnês -> Equipamento tipo cinta pós parto,  para colocação na zona do estomago. Possui um gancho que prende na barra. O arnes ajuda a aguentar a tremenda força exercida pelo Kite, sem ele seria impossivel aguentar mais que 10 minutos.
-    Prancha -> A prancha é usada para deslizar sobre a água.

A recomendação especial para mulheres tem a ver com o Arnês, este pode ser de cintura ou “seat” (tipo sentado). Geralmente as mulheres não se dão bem com os arnêses cintura pois pode incomodar o peito. O arnes “seat” fica mais baixo e possui umas alças nas pernas o que impede de subir e causar incomodo, contudo convem comprar um arnes próprio para senhora pois as formas físicas da mulher diferem da do homem.


9)    E em termos de condições (atmosféricas, do mar, ou outras), quais as condições necessárias/Ideais para se fazer Kitesurfing?

O kitesurf deve ser praticado num local livre de obstaculos como cabos electricos, pessoas, casas, arvores, estradas ….

Pode-se praticar com ondas ou em lagoas dependendo dos gostos.

O vento deve ser on-shore ou side-shore (ventos do mar para terra) por razões de segurança, em caso de queda não somos arrastados para alto mar.
O vento também deverá ser constante pois a prática de kitesurf não se coaduna com ventos instaveis (com grandes variações de velocidade, rajadas). Antes de ir para a praia convem consultar o estado do vento nas praias através do www.offshore.pt  que possui medições de vento em tempo real em várias praias portuguesas.

De referir que o vento no interior é muito “sujo” (com muitas variações) por isso não é aconselhado a sua prática em barragens.



10)    Quais as melhores praias do país para se fazer Kitesurfing?

As melhores praias são de norte para sul: Viana do Castelo (Cabedelo) , Aveiro, Foz do Arelho, Caparica, Lagoa Albufeira, Troia, Falésia, Faro e todas as praia amplas e com areal suficiente.

11)    Que conselho dariam a alguém que queira começar a praticar a modalidade?

Começe por contactar uma escola que tenha as mínimas condições de segurança e que lhe transpareça alguma credibilidade. Poderá consultar www.apkite.pt e obter uma lista das escolas existentes.