APKite Zoom - Duarte Coelho |
Wednesday, 22 October 2008 16:13 | |||
![]() Será o primeiro APKite Zoom a funcionar com escolha dos Associados através da selecção por nº de sócio (com base na extracção semanal da Lotaria Clássica). Sempre que os últimos digitos do primeiro prémio não correspondam a nenhum dos nossos Associados com situação regularidade, saltamos até ao nº de sócio imediatamente anterior. Aqui fica a entrevista ao Duarte, onde nos fala um pouco do arranque do seu percurso no kite e partilha algumas histórias e curiosidades :) E até para a semana!
- Nome completo_ Duarte do Valle de Castro Baptista Coelho
- Idade_ 28 anos
- Como descobri o kitesurf_ Por volta de Maio de 1998 comprei um kite de tracção, modelo EKKO da marca Elliot, com 2,8 metros quadrados, Fiquei completamente viciado na sensação de tracção. Apenas fazia kite-jumping no Guincho. Passado 2 meses num dia de verão, estava eu na Costa da Caparica a voar o EKKO de 2,8 m2, num dia de muito calor, lembrei-me de ir dar um mergulho com o kite a voar. Comecei a dar saltos para dentro de água, em vez de dar saltos em terra, primeiros bodydrags! Nesse verão comecei a fazer surf com uns amigos. Num belo de verão fomos para a praia de São João da Caparica surfar. Nesse dia, levei o kite e como as ondas estavam pequenas para o surf, peguei no kite e comecei a voá-lo com os pés dentro de água, o vento estava forte e side-on. A maré estava vazia e tinha água pelo joelho. Dum momento para o outro fez-se luz...!!!! Lembrei-me de me pôr em cima da prancha de surf com o kite a puxar!!!! Pedi a um amigo meu, o Henrique, para me trazer a prancha e pô-la á minha frente, dentro de água! Pus um pé em cima dela, mergulhei o kite para baixo e... maravilha... comecei a andar em cima da prancha! Um espectáculo! ...ainda consegui passar uma onda mas à segunda, cai da prancha! Fiquei completamente excitado com a experiência! Voltei para o mesmo sítio para fazer o mesmo, mas as tentativas seguintes não foram tão boas como a primeira, os pés escorregavam-me da prancha, como era apenas uma prancha de surf, sem straps, era bastante difícil, outro factor a agravar era a ausência do arnês, ou seja, nunca conseguia agarrar na prancha por muito tempo sem o kite cair, e para além disso era um foil.
Entretanto a minha moral foi descendo, não estava muito animado, até que um dia nesse inverno vi na Eurosport um tal de Marcos "Flash" Austin (1º campeão mundial) a fazer um desporto que se chamava "Flysurf" que era exactamente igual à mesma experiência, a diferença é que ele voava por cima da água... fiquei completamente maluco! O meu sonho era finalmente realizável! Na TV reparei que ele usava uma espécie de arnês que passava por debaixo dos braços, atrás das costas, e a prancha tinha straps. No dia seguinte fui a uma loja de Windsurf em Algés, Visual, perguntar como poderia pôr uns straps na minha prancha de surf. Quem me atendeu na loja foi o João Saraiva, windsurfista na altura, que se ofereceu para me ajudar a furar a prancha e aparafusar uns foot-straps. Expliquei-lhe a minha ideia e ele disse que tinha um amigo no Norte do país, de nome Ricardo Reis, tinha comprado em França, um Kite insuflável de 8 metros quadrados, da marca WIPIKA (a 1ª marca de kites para água), e que lhe tinha dado porque não o usava, e o João por sua vez, deu-o ao Rui Meira (Pai), também windsurfista. Passado umas semanas, fui para a praia de Carcavelos experimentar a prancha com os novos footstraps e com um arnês de windsurf, que tinha comprado na mesma loja, e foi um sucesso, e a partir dai nunca mais parei!
- Pratico kite... _ Todo o ano
Agosto 2001 - 2º Lugar no 1º Campeonato nacional kitesurf - Clube Over-power
Junho
2002 - 1º Lugar - Prova de Hang Time organizado pelo Paulo Silva
- 3º
em Freestyle na 1ª etapa do CNK Abril 2004 - 3º lugar - 1ª etapa do CNK de Freestyle. Maio 2004 - 3º lugar - 2ª etapa do CNK de Freestyle. Junho 2004 - 3º lugar - 3ª etapa do CNK de Freestyle. Agosto 2005 - 2º Lugar - Prova de kickers e sliders - X-klam. Maio 2008 - 1º Lugar na Prova Hang Time no Algarve - South store
Red Bull Sly Ride Tarifa 2001 Super Kite Ceara 2003 Wave-Masters Guincho 2006 ...não entrei no ranking!
- A manobra e o rider que te tiraram o fôlego_ Um rider a tirar-me o fôlego? Heheh... Só se for a Susi Mai ;)
Sou Fã do João Carlos Ribeiro, um mestre no kite, um amigo e uma pessoa com um grande sentido humor o que é fundamental nos dias que correm...!
- Melhor kitetrip até hoje_ Brasil Fortaleza 2003 1 mês a curtir até não poder mais.
- Maior susto_ Ui... já apanhei muitos sustos... posso listar muitos mas vou apenas descrever talvez o que estive mais próximo da hipotermia:
Data: fim do mês de Janeiro de 2002. Condições: Temperatura do ar: por volta dos 7/10 graus, temperatura da água: bem fria, vento constante, com direcção Nor- noroeste e com cerca de 18/20 nós, com ondas de metro e meio, perfect kite day
Spot:
praia da Rainha na Costa da Caparica.
- Os riders a quem ligas para combinar uma sessão_ Depende muito das zonas para onde vou, porque tenho amigos que só gostam de ondas e outros que gostam mais de flat.
- Vejo todos os dias..._ Basicamente, o Windguru, Windfinder e o site da APKite sempre que acrescentamos alguma coisa. Recebo muitos mails sobre kite e por isso não visito nenhum site em particular para estar a par das novidades.
- Para além de praticar..._ Sou instrutor desde 2001 e estou dedicado a fazer crescer a APKite em direcção a uma Federação Portuguesa de Kite bem estruturada que possa regulamentar da melhor forma o meu desporto de eleição, para que um dia a possa largar sabendo que ela segue o melhor caminho possível, sabendo também que fiz tudo ao meu alcance em favor do Kite Nacional.
- Porque estar na APKite_ Agarrei este projecto porque gosto realmente do Kite e quero vê-lo sempre bem "de saúde"! J Quero ver o kite a crescer da melhor forma possivel, vê-lo reconhecido no mundo do desporto, quero ver a base do desporto que são as escolas, com lugar de destaque e com espaço para crescerem saudáveis, quero ver os kitesurfistas unidos pelo kite e com força para fazer deste desporto um dos desportos mais visíveis da actualidade. Com a actual equipa APKite tenho a certeza que vamos conseguir atingir muitos objectivos.
|